Muitas clientes sofrem com o aparecimento frequente de manchas escuras ao redor dos olhos e nesse artigo eu quero explicar como clarear olheiras, como elas se formam e também te dar uma dica super legal para você descobrir como entregar esses resultados para a sua cliente. Esse tipo de tratamento é bastante procurado, por isso é muito importante que você domine essa técnica de clareamento de olheiras.
Ao final do artigo, deixe o seu comentário! A sua opinião é muito importante para mim. Boa leitura.
O que são olheiras?
Muitas vezes, é dito que o escurecimento da região periorbital são causados por cansaço ou noites mal dormidas. Embora isso possa ser verdade, os genes também desempenham um papel importante aqui. Então, o que exatamente está acontecendo quando você tem círculos escuros por debaixo ou ao redor de seus olhos? Como clarear olheiras de uma maneira simples e eficiente?
Simplificando, os círculos escuros periorbitais são o resultado da fina camada de pele abaixo dos olhos mostrando os vasos sanguíneos e o sangue que eles contêm com mais clareza do que em qualquer outro lugar em seu corpo.
Para referência, esta pele em volta das pálpebras, denominada pele periorbital, é em média cerca de 0,5 mm de espessura em comparação com uma média de cerca de 2 mm de espessura na maior parte do resto do corpo.
Por isso, no curso que eu desenvolvi de Microagulhamento eu sempre recomendo que a aplicação do Dermaroller ou do Dermapen na região orbicular dos olhos seja muito suave e com agulhas de pouca profundidade.
Porque as veias parecem azuis
Agora, para que você saiba, a razão pela qual as veias muitas vezes parecem azuis não é porque o sangue dentro deles é azul, é porque a pele logo abaixo dos olhos é tão fina que em pessoas de pele clara o tecido subcutâneo só permite que os comprimentos de onda azul ou violeta da luz passem por ele.
Como resultado, apenas a luz azul é refletida de volta e as veias se parecem, bem azuladas.
As veias muitas vezes não aparecerão azuis se uma pessoa tiver uma pele mais escura.
Em vez disso, as veias tendem a aparecer verde ou marrom. Por outro lado, pessoas com pele extremamente branca, como albinos, geralmente terão veias que aparecem como roxo escuro ou vermelho escuro, mais parecido com a cor real do sangue que atravessa as veias.
Exatamente o que acontece com a pele abaixo dos olhos é que esses círculos azuis escuros são apenas o resultado da luz sendo refletida de volta dos vasos sanguíneos localizados logo abaixo da superfície, daquele pedaço de pele incrivelmente fino.
Esta é a mesma razão pela qual as contusões faciais são mais azuladas ou arroxeadas abaixo ou ao redor dos olhos. A pele fina apenas mostra o sangue dos vasos sanguíneos rompidos um pouco mais claramente.
Como clarear olheiras de uma maneira eficiente?
Estenda porque geralmente as pessoas mais idosas tem propensão à olheiras e bolsas
Só para que você saiba, à medida que envelhecemos, nossa pele perde sua elasticidade e capacidade de regeneração e como resultado torna-se mais fina e muitas vezes até esfarelada com o avanço da terceira idade.
É por isso que muitas vezes, as pessoas idosas terão círculos escuros periorbitais bastante importantes, independentemente do quanto essas pessoas dormem. Como com aqueles que são geneticamente predispostos a ter uma pele mais fina abaixo dos olhos, é apenas biologia.
Como clarear olheiras em pessoas de pele mais escura que podem sofrer com hiperpigmentação
Outra coisa que pode causar círculos escuros abaixo dos olhos é algo conhecido como hiperpigmentação periorbital, que é basicamente uma condição que resulta em mais melanina produzida pela pele abaixo dos olhos, resultando em uma cor mais escura. Esta é principalmente uma condição que afeta (ou é, pelo menos, mais perceptível) pessoas de pele mais escura.
De acordo com Pratik B Sheth do colégio médico e hospital na Índia, esta é uma das queixas mais comuns que os dermatologistas têm de lidar atualmente.
Os pacientes com pele mais escura são mais difíceis de serem tratados e isso levou a um crescente mercado de nichos de maquiagem para camuflar olheiras em pessoas com pele mais escura. Para clarear olheiras em pessoas de fototipos mais altos é necessário tomar alguns cuidados extras para evitar a hiperpigmentação.
Outro fator importante para o aparecimento das olheiras, mesmo que a pessoa não esteja geneticamente predisposta a elas é a oxidação do sangue escorrendo dos vasos sanguíneos periorbitários.
O que ocorre é que às vezes os vasos sanguíneos em volta dos olhos podem ser danificados, o sangue escapa e a pessoa fica com os olhos inchados e escuros formando-se círculos na parte inferior.
O problema é relativamente inofensivo e até mesmo os sofredores crônicos desse tipo de vazamento de sangue não precisam se preocupar demais com isso. Também é tecnicamente reversível com o tratamento certo, embora as mudanças no estilo de vida sejam frequentemente recomendadas antes de considerar a opção pela cirurgia para retirada de bolsas e olheiras.
Inchaços são mais comuns do que a gente imagina
Outro problema que anda de mãos dadas com os círculos escuros periorbitais é o inchaço nessa região, também conhecido por bolsas abaixo dos olhos. Então veja bem que não se trata apenas de clarear olheiras, às vezes temos que diminuir o inchaço ao redor dos olhos também.
Em jovens, isso é quase sempre causado pelo acúmulo de líquido abaixo dos olhos, seja devido a doenças, alergias ou simplesmente consumo excessivo de sal, o que pode resultar em manter o líquido mais fluido do que o normal.
Isso pode aumentar a pressão sobre a pele e vasos sanguíneos ao redor dos olhos, o que pode expandir os vasos sanguíneos mais perto da superfície da pele, fazendo círculos escuros aparecerem com mais frequência.
A bolsa logo abaixo dos olhos também pode ser resultado da idade avançada.
Bolsas abaixo dos olhos
Agora vai uma pergunta interessante: Essas olheiras podem ser causadas por fadiga e, em caso afirmativo, por quê?
Bem, a resposta é: às vezes.
Então, por que exatamente as pessoas que apresentam cansaço ficam com olheiras?
Não é a falta de sono que torna sua pele mais fina, certo?
A resposta é: Quando o corpo está com pouca energia, age com um sinal de alerta. Portanto para você entender de verdade como clarear olheiras, é preciso analisar o momento em que a sua cliente está com as olheiras.
Quando o corpo está cansado, a produção do cortisol químico é dramaticamente aumentada para ajudar a fornecer a energia necessária para que a pessoa continue acordada.
Entre muitas outras coisas, o cortisol realmente aumenta o volume de sangue em seu corpo, o que faz com que os vasos sanguíneos (incluindo os que estão abaixo dos olhos) engrossem para acomodá-lo.
Como já mencionamos, os círculos escuros são principalmente causados pelos nossos vasos sanguíneos, (sangue através da nossa pele), então é lógico que, quando esses vasos sanguíneos estão grossos, eles se tornam mais fáceis de serem vistos, mesmo em pessoas que possuem uma pele mais espessa abaixo dos olhos.
Então, seja por herança de genes ou cansaço pela falta de sono ou muito estresse, a culpa do surgimento de olheiras ainda é dos pais, pois o cortisol promove a acumulação de gordura. Portanto, a sua falta de sono provavelmente contribui para mais do que apenas problemas estéticos sob os olhos.
Outros fatores que causam olheiras
Para entender como clarear olheiras de uma forma eficiente, é preciso conhecer os fatores que podem causar o aparecimento das olheiras.
Outras causas que podem contribuir para o surgimento de olheiras além da genética, idade e cansaço incluem:
Medicação que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o ato de esfregar os olhos excessivamente e doenças do fígado.
As olheiras acastanhadas são decorrentes da hemociderina, que é um depósito de ferro do sangue. É o mesmo caso das pessoas com má-circulação, que apresentam nas pernas manchas arroxeadas.
A hemossiderina é um pigmento anormal microscópico de origem endógena, encontrado no corpo humano e no de outros animais. Possui uma coloração acastanhada, sendo resultante da degradação de hemácias.
É composto de óxido de ferro e pode se acumular em diferentes partes do corpo, incluindo a região periorbital.
O ferro é necessário para muitas das reações químicas do corpo, mas é tóxico quando não estiver adequadamente contido. Os humanos tipicamente armazenam ferro no interior de uma proteína chamada ferritina. A forma do ferro na ferritina é o ferro III. Ao se ligar com a ferritina, o ferro se torna solúvel em água.
Estes depósitos de ferro são chamados hemossiderina. Embora estes depósitos frequentemente não causem sintomas, eles podem causar uma lesão ao órgão.
Você já ouviu falar no ácido tioglicólico?
O que preciso saber pára aprender como clarear olheiras?
O ácido tioglicólico é utilizado no peeling químico e é o único que funciona para o clareamento em pigmentos na pele derivados do sangue.
As olheiras tratadas com ácido tioglicólico também podem ser suavizadas com despigmentantes para melanina.
E não se assuste, pois o ácido tioglicólico tem um odor bastante desagradável, mas a sua eficiência compensa essa característica.
Venha aprender como clarear olheiras com o ácido tioglicólico através de 5 sessões reais em sequência e comentadas passo a passo, inclusive com fotos do antes e depois de cada sessão.
Esse tratamento faz parte do Curso Online de Peelings Químicos, onde eu demonstro em mais de 60 vídeo aulas diversos protocolos e também todo o embasamento científico necessário para você trabalhar com Pellings Químicos com toda segurança.
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma e se você quiser se aprofundar no tema Peelings Químicos, será um prazer ter você na nossa turma.
Deixe seu comentário abaixo e se você gostou desse artigo, compartilhe com as colegas de profissão.
Um grande beijo e até a próxima.
Publicidade Google